Seis frigoríficos de MT são habilitados para exportação de carne a Cuba

Seis frigoríficos de Mato Grosso foram liberados para exportação de carne bovina e industrializados para o mercado cubano. Para a Associação de Criadores do Estado (Acrimat-MT), a possibilidade de ampliar os negócios é positiva, pois retrata a qualidade do rebanho estadual e reforça a necessidade de se produzir mais em menor área.

Segundo Amado de Oliveira Filho, consultor da Acrimat, o estado tem capacidade de atender esta nova demanda de exportação, mas que não deve ser grande. Atualmente, 20% da produção total de Mato Grosso são exportados, sendo a maior parcelada destinada à Venezuela. Segundo o economista, as plantas habilitadas pelo governo cubano operam nos municípios deSinop, Nova Canãa do Norte, e Pontes e Lacerda, onde há rebanhos consideráveis.

Já para o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), as exportações não devem ter grandes mudanças para a indústria, pois o mercado de Cuba não é muito representativo internacionalmente. E o setor ainda reclama da falta de gado pronto para o abate.

Para Amado de Oliveira, consultor da Acrimat, as dificuldades que as indústrias enfrentam em encontrar animais terminados devem-se em função da recuperação dos preços do boi, somadas ainda aos abates de fêmeas registrados nos últimos tempos. Na avaliação do economista, o aumento na produção de carne, por meio de técnicas como o confinamento, pode ajudar a elevar a oferta de animais.

De acordo com a Acrimat, das 6 milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso na pecuária (nos diferentes sistemas), 746 mil são oriundas do sistema intensivo de criação.

“Uma linha de crédito liberada pelo governo dentro do Plano Agrícola e Pecuário (PAP), atende a um pedido nosso para preservar as matrizes de cria, isso deve facilitar as dificuldades financeiras acometidas ao criador de gado, principalmente nesta época de seca”, finaliza Amado.

Embarques

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) mostram que no acumulado de janeiro a agosto de 2014 foram exportadas em carne bovina 215,6 mil toneladas de equivalente carcaça.

Deixe um comentário

Falar com ABCB