Puxado por agronegócios, PIB tem leve alta em fevereiro, diz Serasa

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 0,1%. O dado de janeiro foi revisado de uma alta de 0,9% para avanço de 1,2%, ante dezembro.

No ano, o Produto Interno Bruto (PIB) acumula alta de 0,1% sobre o mesmo período do ano passado. Em 12 meses, a atividade saiu de queda de 3,1% em janeiro para recuo de 2,7% em fevereiro.

“Os bons resultados dos setores agropecuário e exportador estão, neste inicio de ano, conseguindo tirar a economia brasileira do quadro recessivo que predominou desde a segunda metade de 2014”, diz a Serasa, em nota.

Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária foi o destaque positivo em fevereiro, com alta de 4,8% em relação a janeiro. O setor industrial cresceu 0,9%, e o de serviços ficou próximo da estabilidade, com alta de apenas 0,1% no período.

Sob o ponto de vista da demanda agregada, as exportações avançaram 2,2% em fevereiro, depois de terem crescido 6,4% no primeiro mês deste ano, ante o mês anterior, na série com ajuste sazonal. As importações caíram 1% no segundo mês do ano ante o primeiro.

A formação bruta de capital fixo (medida de investimentos na economia) subiu 1,5% em fevereiro ante janeiro. O consumo das famílias caiu 0,1% e o do governo recuou 0,2% no período.

No acumulado do primeiro bimestre, a atividade econômica exibiu pequeno avanço de 0,1% frente o primeiro bimestre do ano passado, com destaque para as altas de 12,2% da atividade agropecuária e de 1,7% das exportações.

Todos os demais componentes da oferta e da demanda agregadas ainda exerceram contribuições negativas para a atividade econômica no período.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

Falar com ABCB