Principais características da raça bovina Bonsmara

raça bovina Bonsmara surgiu na África do Sul, desenvolvida com tecnologia e pesquisas voltadas ao melhoramento genético. Próprio para pastagens de clima subtropical, o rebanho Bonsmara ganhou importância econômica em todo o mundo, sendo o único que produz carne obtida de um programa de cruzamentos entre animais melhorados com aptidões para rápido ganho de pesobom acabamento de carcaça e precocidade sexual.

Originalmente criada em clima subtropical, a Bonsmara conseguiu se adaptar perfeitamente ao clima tropical do Brasil. Este é um dos motivos de a raça apresentar bom desempenho produtivo e reprodutivo. O touro Bonsmara consegue cobrir um número significativo de vacas, desde jovem, devido à sua maturidade sexual precoce. Além disso, esse notável animal alcança peso de abate em menor tempo quando comparado a bovídeos de outras raças.

Principais características:

Docilidade


Um dos atributos mais importantes da raça Bonsmara é o seu temperamento, que é extremamente dócil. Vale ressaltar que a docilidade dos bovinos facilita o manejo do rebanho e reduz o índice de acidentes, além de aumentar o ganho de peso e favorecer a conversão alimentar. Consequentemente, o pecuarista alcança resultados econômicos surpreendentes, com alta rentabilidade e sucesso garantido na produção de carne de qualidade.

Ótima conversão alimentar e rápido ganho de peso


Quando um bovino apresenta ótima conversão alimentar, isso significa que o animal continua a consumir a mesma quantidade de alimentos e, ainda assim, é capaz de ganhar mais peso. Inclusive, o ganho de peso do Bonsmara é rápido e eficiente. O mais curioso é que o animal engorda, mas não apresenta aumento significativo no tamanho nem na altura. Com efeito, trata-se de uma raça de porte médio.

Puberdade precoce e parto facilitado


bezerro Bonsmara nasce com porte pequeno, o que torna a gestação da fêmea Bonsmara mais tranquila e o parto facilitado. Inclusive, o parto ocorre, naturalmente, sem qualquer interferência do produtor. Normalmente, o bezerro é desmamado quando alcança 50% do peso médio da vaca, que apresenta porte médio, típico da raça. Além disso, não apenas as fêmeas como também os machos atingem a puberdade precocemente.

Boa fertilidade e ótima qualidade espermática


De fato, a maturidade sexual da raça é um atributo de importante valor, assim como a fertilidade. Os bovinos Bonsmara são expressivamente férteis e os touros apresentam qualidade espermática de alto padrão, comprovada pela não degeneração testicular mesmo diante das altas temperaturas comuns ao clima tropical e subtropical.

Excelente acabamento de carcaça


Por fim, temos o acabamento como uma das principais características da raça de gado africano Bonsmara. O animal é capaz de alcançar cobertura de gordura em torno de 6 milímetros já com 16 @. Na verdade, a deposição precoce de gordura na carcaça torna o Bonsmara uma raça bovina única dentre tantas outras.

Entre no Grupo!