Nova pesquisa: Emissões de metano do gado não têm efeito detectável no clima

“Nossa principal conclusão é que não há necessidade de emissões antropogênicas de gases de efeito estufa (GEEs), e muito menos de emissões geradas pelo gado, para explicar a mudança climática. O clima sempre mudou, e até mesmo o aquecimento atual é provavelmente impulsionado por fatores naturais.

O potencial de aquecimento das emissões antropogênicas de GEE foi exagerado, e os impactos benéficos das emissões de CO2 pela natureza, agricultura e segurança alimentar global foram sistematicamente suprimidos, ignorados ou pelo menos minimizados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) e outras agências da ONU (Nações Unidas).

Além disso, expomos importantes deficiências metodológicas nas instruções e aplicações do IPCC e da FAO (Food Agriculture Organization) para a quantificação da parte de origem humana das emissões de gases de efeito estufa não-CO2 dos agroecossistemas.

No entanto, até o momento, esses erros fatais foram inexoravelmente propagados pela literatura científica.

Finalmente, não conseguimos encontrar uma impressão digital de gado doméstica clara, nem na distribuição geográfica do metano nem na evolução histórica da concentração atmosférica média de metano.”

Pontos chave:

  1. “A fim de obter uma parte efetiva das emissões dos ecossistemas manejados, é preciso subtrair as emissões de linha de base dos respectivos ecossistemas nativos ou dos ecossistemas pré-geridos pelas mudanças climáticas daqueles dos agroecossistemas de hoje. A omissão dessa correção leva a uma superestimação sistemática das emissões de GEE não CO2 geradas em propriedades rurais.

As publicações científicas geralmente não levam isso em consideração, pois as emissões de CH4 e N2O nascidas na fazenda são consistentemente interpretadas em um nível de 100% como uma fonte antropogênica de GEE adicional, assim como o CO2 gerado pelo combustível fóssil. Como as mencionadas diretrizes do IPCC [2007] são tomadas como referência última, essa deficiência metodológica severa propagou-se pela literatura científica ”.

  1. “Manchas de esterco concentram o nitrogênio ingerido de lugares espalhados pelo pasto. Nichols et al. [2016] não encontraram diferenças significativas entre os fatores de emissão dos fragmentos e do resto do pasto, o que significa que a mesma quantidade de óxido nitroso é emitida, independentemente de a forragem passar ou não pelos intestinos do gado. No entanto, o IPCC e a FAO consideram erroneamente que todo o óxido nitroso que vaza do esterco é gerado pelo gado e, portanto, produzido pelo homem ”.
  2. “Entre 1990 e 2005, a população mundial de gado aumentou em mais de 100 milhões de cabeças (segundo as estatísticas da FAO). Durante esse tempo, a concentração atmosférica de metano estabilizou-se completamente. Essas observações empíricas mostram que a pecuária não é um ator significativo no orçamento global de metano [Glatzle, 2014]. Essa apreciação foi corroborada por Schwietzke et al. [2016], que sugeriu que as emissões de metano da indústria de combustíveis fósseis e a infiltração geológica natural foram 60-110% maiores do que se pensava anteriormente. ”
  3. “Ao olhar para a distribuição global das concentrações médias de metano, conforme medidas pela ENVISAT (Satélite Ambiental) [Schneising et al., 2009] e a distribuição geográfica da densidade animal doméstica, respectivamente [Steinfeld et al., 2006], não foi encontrada relação entre os dois critérios [Glatzle, 2014]. ”
  4. “Embora as estimativas mais recentes de emissões anuais de metano provenientes do gado tenham sido 11% superiores às estimativas anteriores [Wolf et al., 2017], ainda não podemos ver nenhuma impressão digital visível na distribuição global de metano.
  5. “A ideia de uma contribuição considerável da pecuária para o orçamento global de metano depende de cálculos teóricos de baixo para cima. Mesmo em estudos recentes, por exemplo, [Mapfumo et al., 2018], apenas as emissões por animal são medidas e multiplicadas pelo número de animais. Interações ecossistêmicas e linhas de base ao longo do tempo e do espaço são geralmente ignoradas [Glatzle, 2014]. Embora um grande número de publicações, como o excelente relatório mais recente do FCRN (Food Climate Research Network) [2017], discuta extensivamente os potenciais de sequestro ecossistêmico e as fontes naturais de GEEs, eles não consideram as emissões de linha de base dos respectivos ecossistemas nativos quando avaliarm emissões de gases de efeito estufa não-CO2 geradas pelo homem a partir de ecossistemas gerenciados. Isto implica uma estimação exagerada sistemática do potencial de aquecimento, particularmente quando se assume uma sensibilidade climática considerável às emissões de GEE ”.
  6. “Não conseguimos encontrar uma impressão digital do rebanho doméstico nem na distribuição geográfica do metano nem na evolução histórica da concentração atmosférica de metano. Consequentemente, na ciência, na política e na mídia, o impacto climático das emissões antropogênicas de GEE foi sistematicamente superestimado. Emissões de GEE provenientes do gado têm sido interpretadas principalmente isoladas de seu contexto ecossistêmico, ignorando sua significância desprezível dentro do equilíbrio global. Não há evidência científica, qualquer que seja, de que o gado doméstico possa representar um risco para o clima da Terra ”.
  7. “[E] ven LA Coluna de Chefs de LA [Zwick, 2018], apesar de assumir um grande impacto do metano no aquecimento global, chegou à conclusão: ‘Quando o metano é colocado num contexto mais amplo do que redutivo, todos nós temos parar de culpar o gado (‘vacas’) pela mudança climática. ‘”

Fonte: https://climatechangedispatch.com.

Deixe um comentário

Falar com ABCB