Ministério espera a vacinação de 147 milhões de animais contra a aftosa

O Ministério da Agricultura (Mapa) espera que sejam vacinados 147 milhões de bovinos e bubalinos até o final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. No mês de novembro, a imunização do rebanho deve ser feita na maior parte dos estados brasileiros.

Em algumas regiões do Amazonas, além do Pará e Tocantins, a etapa já está concluída. Nos estados do Amapá, Rondônia e Roraima, ainda está em andamento. Nos demais estados, a exceção é Santa Catarina, que é reconhecido como livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação.

“Os produtores devem adquirir as vacinas em revendas autorizadas, providenciar a adequada vacinação de seus animais e comunicar ao serviço veterinário oficial de seu estado nos prazos estabelecidos em cada estado”, alertou a coordenação.

Ainda conforme o Ministério da Agricultura, na primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a doença, no primeiro semestre, o índice de cobertura foi de 98,04%. Foram vacinados cerca de 164,7 milhões de bovinos e bubalinos, de um total previsto à época de 168 milhões de cabeças.

Fonte

Deixe um comentário

Need Help?