Hoje é o Dia Nacional da Pecuária

Hoje é o Dia Nacional da Pecuária. Quero deixar aqui a minha homenagem às centenas depecuaristas que conheci ao longo de minha caminhada de quase 40 anos por cerca de 2.000 fazendas. Ressaltar a importância da pecuária, que é  usada na alimentação do homem há milênios. O boi dá a carne e a vaca dá o leite. Digo com certeza: sem o gado talvez a civilização humana não tivesse chegado ao estágio em que chegou. Repito, com certeza.

Jogo o foco um pouco para o lado do leite. O Brasil produz cerca de 35 bilhões de litros de leite ao ano. Quase 100% dessa produção é destinada ao mercado interno. Há no país aproximadamente 5,2 milhões de estabelecimento rurais, entre eles pelo menos 1,2 milhão produzem leite e a atividade envolve cerca de 5 milhões de brasileiros.

Quanto à pecuária de corte, o Brasil, antes importador de carne, hoje é o maior exportador mundial do produto. Precisa dizer mais? Um pouco mais cara, um pouco mais barata, a carne tem chegado às mesas do brasileiro e isso é o mais importante.

Parabéns, portanto, à pecuária no seu dia. A homenagem é de todos os meus colegas.

 

Fonte  Globo Rural.

Deixe um comentário

Need Help?