Exportações diminuem, porém, 2º semestre é promissor

A comemorar o fim dos embargos dos EUA, China e o aceno forte Japão. A lamentar o volume menor de toneladas exportadas e o faturamento. Foram embarcadas 656 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, queda de 14% diante de igual período em 2014, e a receita, de US$ 2,7 bilhões em 2015, diminuiu 18%.

Importante: os EUA compraram 83% a mais de carne industrializada (os norte-americanos já importavam o produto industrializado), e o Egito, que adquiriu 28% a mais em volume e o faturamento foi 25% acima.

A queda dos números totais é devido a três grandes mercados: Hong Kong, Rússia e Venezuela. Houve influência do cenário internacional, com crise do petróleo e variações cambiais, que acabaram atingindo diversos setores das exportações brasileiras.

Mesmo com queda no período, o setor de carne bovina espera uma recuperação para o segundo semestre, já que os seis primeiros meses de 2015 foram marcados pelas grandes conquistas – como o fim dos embargos da China, Iraque e África do Sul, e abertura do mercado americano.

China e Estados Unidos eram nossos mercados estratégicos para este ano. Depois de anos de luta do setor, conseguimos reverter essa situação.

Deixe um comentário

Need Help?