Expointer recebe mais de 2,8 mil inscrições de animais de argola

A Expointer 2021 recebeu a inscrição de 2,820 mil animais de argola que participarão de provas e julgamentos a serem realizados no evento programado para acontecer de 4 a 12 de setembro, em Esteio. Segundo a secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, o número de animais inscritos é maior em relação ao ano passado, quando participaram 1,019 mil animais, mas abaixo dos 3,975 mil que foram inscritos na edição da Expointer em 2019.

O destaque ficou por conta da participação dos ovinos. Serão 14 raças e mais algumas de suas variedades naturalmente coloridas. Ao todo, 810 ovinos foram inscritos na exposição. O número supera o de 2019 (782).

Bovinos de corte serão 15 raças, com destaque para Maine Anjou, que retorna ao parque depois de algum tempo ausente, e estreia da raça Murray Grey. Ao todo, 436 bovinos de corte participarão dos julgamentos.

Já nos zebuínos, com 73 inscritos de seis raças, ocorrerá o retorno do Gir dupla aptidão, que estava ausente há quase uma década. Nos bovinos mistos há três raças inscritas, chegando a 100 animais. Os bovinos de leite, com quatro raças, serão 332.

Nos equinos serão nove raças, com destaque para o Percheron, que está aumentando sua participação com 19 animais inscritos. Ao todo, participarão 607 equinos. Caprinos somaram 47, enquanto que pequenos animais (aves, pássaros, coelhos e chinchilas) serão 407.

A secretaria da Agricultura lembra que as associações de criadores têm ainda até 18 de agosto para inscrever bovinos rústicos e equinos destinados exclusivamente a provas e leilões.

Segundo o médico veterinário e chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Paulo Coelho de Souza, as inscrições superaram as expectativas, por ser uma Expointer de retomada e em um momento que ainda inspira cuidados em relação à pandemia de Covid-19. “Não alcançamos ainda os patamares de anos anteriores, mas isso era o esperado”, justifica.

Abrir
Olá, precisa de alguma informação sobre a raça?