Escândalo de corrupção do Brasil pode afetar a indústria de carne bovina dos Estados Unidos

Escândalo de corrupção do Brasil pode afetar a indústria de carne bovina dos Estados Unidos – Por Por Troy Marshall

 

Por Troy Marshall, para a BEEF Magazine.

Semana passada, a Moody’s rebaixou as classificações financeiras da JBS S.A e da JBS USA, já que os acionistas controladores da empresa estão envolvidos no escândalo da corrupção presidencial brasileira. Os executivos da JBS são acusados de colocar milhões de dólares em contas para o presidente do Brasil.

O escândalo ameaça derrubar mais do que apenas a administração no Brasil, à medida que permanecem as incertezas sobre a extensão pela qual aqueles que fazem os pagamentos podem ser afetados.

O presidente da JBS, Joesley Batista, em abril, chegou a um acordo de barganha, onde discutiu o suborno e os pagamentos feitos ao presidente brasileiro Michel Temer. Permanece muita incerteza sobre onde as investigações criminais levarão, e quais as penalidades e ramificações que ocorrerão como resultado do escândalo.

Enquanto isso, as exportações de carne bovina dos EUA estão crescendo, e essa é uma boa notícia para os preços do gado. No entanto, existem desafios significativos.

Um dos fatores que impulsionaram o aumento dos preços do gado foi o aumento do mercado de exportação, que teve ganhos de dois dígitos até agora neste ano. Embora a demanda por exportações de carne bovina tenha sido tremenda, continua a haver muita preocupação na comunidade exportadora.

A Austrália deverá se recuperar da falta de oferta, e eles desfrutam de importantes vantagens de acesso/tarifas em comparação com os produtos dos EUA, especialmente com a morte da Parceria Transpacífico (TPP). As renegociações do NAFTA também prometem colocar nossos dois maiores mercados de exportação em perigo.

Todos os detalhes sobre a reabertura do mercado chinês ainda surgiram, mas parece que a rastreabilidade não será um problema importante neste momento em termos de dificultar o acesso. A China poderia ser uma grande vantagem para a indústria pecuária dos EUA, mas levará algum tempo para se desenvolver.

Os EUA permanecem em desvantagem competitiva com tarifas ou barreiras à carne bovina significativamente maiores para a maioria dos mercados em comparação com nossos concorrentes. Nossa carne pode ter melhor sabor, mas nossas desvantagens de preços atuais em relação aos países concorrentes de exportação continuam a nos colocar em desvantagem.

O artigo é de Troy Marshall, que é produtor e formado em Ciência Animal pela Universidade do Colorado, para a BEEF Magazine, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

Need Help?