Demanda aquecida contribui para a recuperação dos preços na pecuária de Mato Grosso

A perspectiva para o próximo ano é de manutenção nos preços na pecuária de Mato Grosso. As demandas internas e externas aquecidas deverão elevar o preço da arroba do boi, de acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O setor está otimista com o cenário, no entanto, o aumento do custo de produção ainda assusta os pecuaristas.

A alta no consumo da população brasileira no fim de ano, tendo em vista que cerca de 75% da carne produzida no Estado é consumida dentro no nosso país, deve contribuir ainda mais para a elevação dos preços. A arroba do boi gordo, por exemplo, teve aumento de 33% neste ano na comparação com o ano passado, subindo de R$ 96,98/@ para R$ 129,76/@.

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, lembra que além do mercado interno a retomada das exportações para alguns países que deram fim ao embargo da carne brasileira pode aquecer o mercado mato-grossense. “Se a demanda permanecer com está a pecuária não terá problemas com os preços. Temos que ficar de olho”.

No entanto, ressalta que esta condição de preços altos, permite apenas investimentos tímidos na pecuária de Mato Grosso. “Tivemos aumento no custo de produção, impactando na renda do setor. Os poucos investimentos que estão ocorrendo são realizados, principalmente, na reforma de pastagens degradadas e em melhoria genética do rebanho”, conclui.

Fonte: Acrimat

Deixe um comentário

Falar com ABCB