Criadores conheceram a raça Bonsmara da Fazenda Rubi

Os dois palestrantes prenderam a atenção dos criadores e pecuaristas por mais de 4 horas, mostrando as diversas vertentes que o mercado veem oferecendo e exigindo dos criadores, principalmente na qualidade do produto.

Ao final da palestra, todos se mostraram satisfeitos, pois, além de tomarem conhecimento das muitas novidades que o setor sempre apresenta, os presentes puderam tirar algumas dúvidas e ter muitos esclarecimentos.

O 1º Dia de Campo da Fazenda Rubi, promovido pelo pecuarista e criador da raça Bonsmara, Hélio Ramalho, teve início às 8 horas de sábado (22) na sede da fazenda, no município de Eldorado do Carajás.

A grande varanda da sede da fazenda foi transformada em auditório, onde os convidados puderam assistir com muito conforto e atenção as palestras com muitas novidades sobre o sempre vibrante mercado de bovinos.

Conhecendo o Bonsmara

Depois das palestras, aconteceu o principal momento do dia de campo, quando os criadores e pecuaristas puderam conhecer no grande curral da fazenda diversos exemplares da raça Bonsmara, que Hélio Ramalho já desenvolveu na sua propriedade e encontra à disposição dos interessados.

Na apresentação, Hélio fez questão de mostrar para seus colegas criadores e pecuarista crias com idade de 1, 2, 12 e até 24 meses, resultado de cruzamento com a raça Bonsmara com excelente performance para atender dentro das novas exigências do mercado consumidor de carne diferenciada .

Os visitantes puderam ver mais de 200 exemplares, tanto de touros como de vacas, e tomaram conhecimento detalhado de toda a técnica desenvolvida pela Fazenda Rubi, que é no momento a única a desenvolver este trabalho com a raça Bonsmara no Estado do Pará.

Um raça nova

A raça Bonsmara é procedente da África, onde foi desenvolvida e chegou recentemente no Brasil, tendo se adaptado com grande destaque nas regiões do Pará.

O médico veterinário Hilário Ferrari, em sua palestra, fez questão de mostrar para os criadores as diversas vantagens que a nova raça oferece aos pecuaristas no mercado de cruzamento industrial com carne de alta qualidade e onde ao final das palestras comprovaram  isto com um  excelente churrasco da carne bonsmara.

O Bonsmara tanto pode ser criado confinado como a campo, obtendo um total aproveitamento da alimentação, que é transformada em uma carne mácia, saborosa e suculenta.

Proveniente de um continente onde a pastagem é rara e o calor é predominante, os descendentes do Bonsmara têm em nosso país, principalmente nos locais de clima quente e pastagem fraca, ambiente propício para se desenvolverem com facilidade.

O primeiro dia de campo da Fazenda Rubi foi de grande sucesso e outras demonstrações deverão acontecer no próximo ano, já que a maioria dos presentes manifestou desejo de se ingressar no seleto clube dos criadores de Bonsmara.

Entre presentes importantes no dia de campo da Fazenda Rubi, a reportagem anotou pecuarista e criador José Andrade, com os filhos Erisvaldo e José Ricardo; José dos Santos (Zé de Areia), grande criador no Paraná, com os filhos Cezinha e Rodrigo e o genro ……………..;pecurista Dilson Ramalho de Xinguara e seu irmão Dr Jose Olegario,o pecuarista Isaias, Celio da Cadilac, Emilio da churrascaria vale verde, Dr Ilvan pecuarista e criador Eustáquio Camargo e seu irmão Ildeu Saldanha; pecuarista e criadora de Marabá, Rosângela Borsoi, professor Dr Renan da UFRA, Dr Humberto , Dra Claudia Reis, Dra Gleide lab Aliança, Dra Pauliana e Tadeu , Vera Porto, entre outros.

 

Deixe um comentário

Need Help?