Consumo de proteína animal auxilia no envelhecimento saudável

A maioria de nós quer viver por muito e muito tempo, porém, queremos também que esses anos sejam repletos de saúde nos dando a condição de continuar a fazer todas as atividades que gostamos.
A chave para isso está em entender como podemos diminuir o risco do declínio físico e mental a que estamos sujeitos. Por isso é tão importante nos alertarmos para o nosso estilo de vida e alimentação. Está mais do que claro que o consumo da proteína animal pode nos ajudar e muito nesse processo.

Nós não podemos viver sem proteína, que é o componente principal do nosso corpo, músculos, ossos e hormônios. Além disso, a proteína é fundamental na melhora da nossa inteligência.

Conforme vamos envelhecendo, precisamos consumir quantidades adequadas de proteína de alta qualidade, pois nessa fase tendemos a perder a capacidade de processa-la, aumentado assim a sua demanda.

Segundo estudos recentes, os homens que consomem altas quantidades de carne e peixe têm 39% de redução no risco de declínio físico e mental. Isso se deve, certamente, pelo fato de que a proteína animal de alta qualidade ajude a preservar a massa muscular magra, o que é essencial.
Em 2012, outro estudo mostrou que entre idosos na faixa dos 70 a 89 anos que consumiam muita proteína animal, o risco de comprometimento cognitivo foi reduzido em 21%.

Sendo assim, o que devemos comer para que tenhamos esse efeito antienvelhecimento? Neste caso eu sugiro uma alimentação onde haja uma combinação equilibrada entre o consumo da proteína de origem animal e o aumento do uso de gorduras boas, tais como aquelas provenientes da manteiga produzidas a partir do leite de vacas criadas com pastagem, da manteiga clarificada, do óleo de oliva, bem como do óleo de coco. O seu corpo também precisa de carboidrato, mas procure por opções mais saudáveis como os vegetais orgânicos e pouca fruta.

Portanto, procure fazer uma alimentação rica em gorduras saudáveis, proteína em quantidade adequada e pouco carboidrato. E vida longa!

 

Fonte

Deixe um comentário

Need Help?