CME: As carnes concorrentes impactam nos preços da carne bovina?

Embora a expansão das ofertas tenha sido um dos principais fatores que contribuem para o declínio no preço dos bovinos nos últimos 9 meses nos Estados Unidos, é também importante considerar o impacto das carnes concorrentes e o efeito que elas têm na demanda geral por carne bovina.

A discussão sobre a substituição da carne bovina por outras carnes e seu impacto nos preços futuros pode se tornar muito técnica, com muitos dados jogados. Falando amplamente, a maioria dos economistas concorda que os efeitos da substituição entre carne bovina e carne suína/de frango são relativamente pequenos, com elasticidades de preços de menos de 0,3 (isto é, 1% de mudança no preço da carne bovina leva a uma mudança de 0,3% no preço da carne suína/de frango). A falta de dados continua sendo um desafio para tentar estimar a elasticidade cruzada da demanda por carnes.

Tem sido feito esforços para resolver parte dessa limitação, notavelmente a Pesquisa de Demanda por Alimentos, feita pelo departamento de Economia Agrícola da Universidade de Ohio (OSU), que, através de uma pesquisa online, mede a disposição de pagar pela carne. Além disso, o rastreamento dos gastos reais per capita são usados como uma medida de estimativa da demanda por carne bovina, suína e de frango.

A pergunta que ronda amente de muitos participantes de mercado, entretanto, é se o enfraquecimento esperado nos preços da carne suína e de frango no inverno e no outono continuará exercendo pressão de baixa sobre os valores do boi gordo.

A expectativa é de que, em longo prazo, preços menores das carnes concorrentes impactarão no preço que os consumidores estão dispostos a pagar pela carne bovina, mas isso não é imediato.

Os restaurantes precisam de tempo para desenvolver novos cardápios que fornecem valor destacando proteínas lucrativas, enquanto lojas de alimentos e outros estabelecimentos de varejo precisam equilibrar suas demandas operacionais por vendas mais caras (isto é, vender produtos mais caros) versus maiores margens oferecidas por proteínas mais baratas.

É também importante considerar a mudança dramática que vem ocorrendo o mercado bovino nos últimos 9 meses com relação ao preço de outras proteínas.

Os preços do boi gordo durante o período de novembro de 2014 a junho de 2015 foi comercializado a uma razão média (ou múltipla) de 2,28 vs. o preço de carne suína magra. Para o período de 2002-2012, a razão média foi de 1,43. O aumento nessa razão em 2014 e 2015 é principalmente devido às condições de oferta extremamente apertada no mercado pecuário, mas também pela rápida expansão de suínos no começo de 2015. Como a queda da oferta de gado do ano passado melhorou no começo desse ano, a razão de preços se ajustou, ficando em 1,60 em julho. Essa razão pode cair de os preços da carne suína aumentarem, mas considerando a expansão na indústria de suínos e os baixos custos dos alimentos animais, isso não parece ser um evento provável.

Com relação à carne de frango, também houve um aumento na razão, mas a expectativa é de queda nos preços da carne de frango devido à tendência de baixa nos preços do milho.

Os baixos preços das proteínas concorrentes, portanto, deverá influenciar a demanda por carne bovina em um futuro próximo.

Fonte: CME Group, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

Falar com ABCB