Catar anuncia fim ao embargo à carne bovina brasileira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Catar comunicou o fim do embargo à carne bovina brasileira ao Ministério das Relações Exteriores. A suspensão das compras havia sido decidida depois da divulgação de um caso atípico de doença da vaca louca em 2012. De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a retomada das exportações, o potencial é de US$ 10 milhões de dólares ou 1,8 mil toneladas ao ano.

O Catar é um emirado do Oriente Médio, que faz fronteira com a Arábia Saudita e o Golfo Pérsico. Em 2011, o país comprou do Brasil U$ 3,77 milhões de dólares de carne bovina in natura (ou 576 toneladas).

O fim do embargo foi decidido depois da avaliação do Comitê do Ministério da Saúde Pública do Catar e segue o caminho da Arábia Saudita, que decidiu retomar as compras de carne bovina brasileira em novembro do ano passado, quando a ministra Kátia Abreu esteve no país.

Segundo o secretário interino da SRI, Odilson Silva, todos os países do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico – entre eles o Catar – seguem as medidas sanitárias da Arábia Saudita. Quarenta e nove frigoríficos brasileiros já foram habilitados para exportar para o país árabe.

 

Fonte

Deixe um comentário

Falar com ABCB