Brasil vacina mais de 97% do rebanho

O Brasil conseguiu imunizar mais de 97,8% do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa em todo país. É o que mostra o balanço da segunda fase da campanha de vacinação realizada no segundo semestre de 2014. Os resultados foram alcançados em esforço conjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governos Estaduais e iniciativa privada para livrar o Brasil da doença.

O Mato Grosso, com mais de 28,4 milhões de cabeças de gado, vacinou 99,61% dos animais contra a doença. O estado possui status de zona livre de febre aftosa com vacinação, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O último caso da febre no estado ocorreu há mais de 19 anos.

O segundo estado com maior plantel de bovinos é Minas Gerais, com mais de 23,5 milhões de animais, alcançou cobertura de 97,22%. O estado de Goiás vacinou 99,6% dos seus 21,3 milhões de cabeças de gado. Já o Mato Grosso do Sul, com 21 milhões de animais, imunizou 99,26%.

Os serviços veterinários oficiais de cada estado persistem na busca por vacinar 100% de seus animais, mesmo após o período regular das campanhas.

O esforço de erradicação da doença é importante para a manutenção e abertura de novos mercados internacionais, que impõem barreiras sanitárias aos países onde a doença ocorre. Projeções do Mapa apontam que o Brasil será responsável por cerca de 45% do mercado mundial de carnes até 2020.

 

Fonte

Deixe um comentário

Need Help?