Bonsmara é uma raça bovina geneticamente manipulada.

O bonsmara é resultado de uma experiência científica. Originário da África do Sul, o animal surgiu após diversos cruzamentos entre bovinos de outras raças.

Criado na década de 30, o bonsmara cruzou as fronteiras da África do Sul e ganhou o mundo depois de 1994, com o fim do do apartheid. Hoje, no entanto, está presente em diversos países.

História do bonsmara
O bonsmara foi criado para suportar altas temperaturas. Em 1937, o governo da África do Sul conclui que as raças de gado de corte que vinham da Europa não conseguiam sobreviver ao clima quente daquele país. Além disso, a Afrikaner, principal raça nativa sul-africana tinha baixa produtividade, apesar de ter uma carne saborosa.

Para resolver o problema, o governo decidiu propor um desafio a um zootecnista chamado Jan Bonsma (daí o nome da raça): criar um gado de corte de alta produtividade, mas que fosse resistente ao calor do clima tropical.

Esse desafio deu início a uma série de cruzamentos do nativo Afrikaner com raças europeias viviam na África.

Os animais resultantes dos cruzamentos foram testados criteriosamente para verificar a resistência deles ao calor. Entre as características avaliadas estavam freqüência respiratória e cardíaca, comprimento e grossura do pêlo.

Além disso, eram levadas em conta a quantidade de glândulas sudoríparas e a capacidade de andar longas distâncias sob altas temperaturas.

No fim dos estudos, o resultado foi a criação de um animal 5/8 Afrikaner (Sanga) e 3/16 Hereford e 3/16 Shorthorn (Taurinos Britânicos). Portanto, o desafio do zootecnista foi cumprido com êxito.

A África do Sul tem hoje cerca de 360 criadores e mais de sete milhões de cabeça de gado de corte com influência da raça bonsmara, o que representa 50% do rebanho.

Em 1997, um lote de sêmen da raça bonsmara, proveniente de embriões importados da Argentina, foi usado no Brasil em um projeto de formação de raças compostas. O resultado foi bom e alguns criadores brasileiros resolveram trazer a raça da África do Sul.

Características do bonsmara
O bosnmara é um gado rústico, de pelagem marrom avermelhada, pelos curtos e lisos. Sua musculatura é bem distribuída, tem bom arqueamento de costelas, boa profundidade, comprimento de garupa proporcional e músculos muito compridos.

Por ser resultado de uma experiência científica, o gado bonsmara nasceu sem nenhum defeito que afetasse a sua performance e reprodução. Portanto, é um animal de alta produtividade. Suas principais características são:

Fertilidade
Docilidade
Adaptabilidade
Boa capacidade de ganho de peso
Resistência à parasitas
Precocidade

Além das qualidades enumeradas, o gado bovino bonsmara produz uma carne de altíssima qualidade. É uma raça precoce, ou seja, tanto as fêmeas como os machos são selecionados para atingir a puberdade o mais cedo possível.

As fêmeas têm um acabamento mais precoce, dão mais marmoreio e maior cobertura de gordura. Por outro lado, os machos são mais tardios e tendem a ter mais músculos que gordura.

Reprodução do bonsmara
Atualmente no Brasil, o bonsmara é muito utilizado no cruzamento com raças zebuínas, principalmente nelore e tabapuã. A espécie é eficiente em cruzamentos justamente por causa da adaptabilidade a regiões quentes. Além disso, é uma raça resistente a parasitas.
Fonte: Agro 2.0 em Bonsmara é uma raça bovina geneticamente manipulada

Deixe um comentário

Falar com ABCB