ANC assume registros da raça Bonsmara

A raça Bonsmara, conhecida por sua excelência na produção de carne, agora terá seu registro genealógico gerenciado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Até recentemente, essa tarefa era desempenhada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bonsmara (ABCB).

Em novembro de 2022, o Ministério da Agricultura autorizou a delegação do serviço de registro genealógico (SRG) para a ANC, permitindo a transferência dos registros e controle de genealogia para esta entidade. “Estamos muito felizes em receber os criadores da raça Bonsmara na ANC. Juntos, vamos trabalhar para o avanço da raça nos rebanhos brasileiros”, afirma o presidente da ANC, Joaquin Villegas.

De acordo com Marconi Andrade Cherulli, presidente da ABCB, a transferência do SRG para a ANC garante uma dedicação, gestão e promoção ainda maiores da raça no Brasil. “Com a ANC cuidando dos registros genealógicos, a ABCB pode se dedicar integralmente ao que é mais valioso para nós: o mercado do Bonsmara no Brasil”. A raça foi introduzida no Brasil em 2000 e atualmente é criada em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais.

A superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, destaca que o objetivo da entidade é trabalhar com os criadores que acreditam na genética Bonsmara, garantindo o seu desenvolvimento. “É mais uma opção para quem busca produzir carne de qualidade superior”. Os animais da raça Bonsmara apresentam pelagem marrom avermelhada, pelo liso e curto, médio porte e musculatura equilibrada. Eles são taurinos, adaptáveis, de temperamento dócil e apresentam facilidade de ganho de peso, precocidade e qualidade de carne.

“Se você busca qualidade de carne, tempo de abate mais curto e conversão alimentar eficiente, então a raça Bonsmara é a escolha ideal para garantir lucro na pecuária. O Bonsmara é uma ferramenta valiosa para produzir carne de forma simples e eficiente”, complementa Cherulli.

Deixe um comentário

Falar com ABCB