10 motivos para comprar um touro Bonsmara

1. ADAPTABILIDADE AOS TRÓPICOS

O grande desafio no Brasil hoje com raças taurinas é a adaptabilidade. Bonsmara vence este desafio com facilidade. A raça Bonsmara foi criada pelo zootecnista Jan Bonsma em 1937, a pedido do governo sul-africano para ser uma raça de gado de corte adaptada à climas tropicais e subtropicais e ao mesmo tempo, com alta produtividade.

Sendo assim, a raça Bonsmara é naturalmente adaptada ao clima brasileiro e são criados exclusivamente à pasto, comprovando assim a sua capacidade de monta e criação de bezerros mesmo em condições de calor, alta umidade ou seca.

2. RESISTÊNCIA A PARASITAS

Bonsmara é resistente a doenças, especialmente à um dos maiores inimigos dos trópicos: o carrapato, sendo tolerante à Anaplasmose ou tristeza parasitária.

Além disso, sofre pouca influência da mosca do chifre devido à cor marrom do gado Bonsmara, conferindo maior adaptabilidade e resistência às condições tropicais.

3. PRECOCIDADE SEXUAL

Os animais da raça Bonsmara são sexualmente precoces, sendo que os touros já conseguem cobrir vacas a partir dos 18 meses e as fêmeas apresentam fertilidade desde os 15 meses, com boa habilidade materna, bom intervalo entre os partos e desmamando bezerros pesados e férteis.

A raça Bonsmara pode ser usada com eficiência nos cruzamentos com matrizes zebuínas, como nelore, produzindo animais F1 muito precoces.

Os animais gerados do cruzamento industrial são produtivos à campo e com bom peso final.

4. HETEROSE 100%

O gado Bonsmara é um animal originário de raças 100% taurinas: 5/8 Afrikâner, 3/16 Shorthon, 3/16 Hereford, não possuindo sangue zebuíno em sua composição, o que faz com que o cruzamento com raças zebuínas como, por exemplo, nelore apresente heterose plena. Isso significa aproximadamente 20 a 25% de ganho peso e melhoria nas características economicamente importantes como precocidade sexual e acabamento.

5. CARNE NOBRE

O Brasil já se consolidou como o maior exportador de carne do mundo. Porém ainda não temos acesso aos mercados mais exigentes que consomem carnes mais nobres e remuneram até três vezes mais do que o mercado normal.

O primeiro motivo para a restrição de acesso a este mercado é sanitário, e já está sendo resolvido. O segundo motivo está relacionado a qualidade da carne que produzimos: é menos macia devido ao elevado grau de sangue zebu no rebanho bovino brasileiro.

A genética dos animais Bonsmara  confere à carne dos animais maior qualidade, maciez e sabor, apresentando excelente marmoreio como as melhores carnes de origem europeia.

6. PRODUTIVIDADE

Em pasto seco, de braquiarão, os touros Bonsmara mostram capacidade de produzir bezerros mesmo em condições adversas e apresentam um escore corporal semelhante ao de animais em confinamento, entretanto, estão a pasto recebendo apenas suplementação. A raça é criada 100% a pasto e comprova seu grande potencial e adaptabilidade ao clima.

7. FERTILIDADE

O touro Bonsmara cobre muito bem à pasto por muitos anos, em condições de calor e umidade. Os nossos touros precisam de apenas um mínimo manejo sanitário, não procuram sombra, não se mostram ofegantes e cobrem vacas mesmo ao sol do meio dia.

8. DOCILIDADE

Esta talvez seja uma das principais características dos animais Bonsmara Barra Grande. Os animais são dóceis, causam menos acidentes e seu manejo é fácil e seguro. Além disto, é sabido que animais mais calmos ganham mais peso e tem melhor conversão alimentar, produzindo carne de melhor qualidade e gerando melhores resultados econômicos.

9. CONVERSÃO ALIMENTAR

A raça Bonsmara é reconhecida como a raça bovina de maior conversão alimentar do mundo, ganho médio diário de 2,86 kg, em média 4,4 kg de matéria seca por um quilo de ganho de peso.

(CAR Qualitas Bonsmara/ Unesp Botucatu 2019).

10. LUCRATIVIDADE

Os animais Bonsmara possuem inúmeras qualidades como adaptabilidade, resistência, precocidade sexual, fertilidade, alta libido, carne nobre e docilidade. Todas essas características se traduzem em lucratividade.

Para reduzir a idade de abate, acelerar o giro de estoque dentro da porteira e, deste modo, aumentar a produtividade em arrobas por hectare ao ano, são necessários animais mais eficientes, que diminuam o custo da produção e possibilitem o aumento da lotação de pastos da fazenda.

Para atingir esses níveis de produtividade são necessários touros que garantam mais fertilidade e mais precocidade ao rebanho.

Os animais Bonsmara Barra Grande possuem precocidade sexual, podendo ser utilizados já aos 18 meses e gerando animais ½ sangue Bonsmara/zebu que podem ser abatidos já aos 20 meses com 20 arrobas e com cobertura de gordura de até 7mm.

Desta forma, é fácil entender como Bonsmara é a raça de gado que mais cresce no Brasil.

Deixe um comentário

Need Help?