Minas começa vacinação contra a aftosa em primeiro de maio

O Estado de Minas Gerais inicia, neste domingo (1/5) a primeira etapa de vacinação do gado bovino e bubalino contra a febre aftosa. A expectativa das autoridades mineiras é que 23,9 milhões de cabeças sejam imunizadas até 31 de maio, quando termina a campanha.

Os animais devem ser imunizados, independente da idade. De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela gestão da campanha contra a aftosa em Minas, o Estado está há 20 anos sem casos da doença. E detém o status internacional de livre de febre aftosa com necessidade de vacinação.

Depois de vacinar o rebanho, o criador tem até o dia 10 de junho para comprovar a participação na campanha. Quem não participar está sujeito a uma multa de R$ 75,27 por cabeça de gado não vacinada.

O Instituto Mineiro de Agropecuária recomenda ao pecuarista comprar a vacina apenas em estabelecimentos credenciados. O medicamento deve ser mantido a uma temperatura entre 2 e 8 graus tanto no seu armazenamento quanto durante o processo de vacinação do gado.

Fonte

Deixe um comentário

Need Help?