EVENTO FINAL DO RALLY DA PECUÁRIA 2015

 

Nesta edição, o Rally, maior expedição técnica privada do Brasil com foco em pecuária, percorreu mais de 70 mil quilômetros, mapeando e fotografando pastagens, e entrevistando 120 pecuaristas.

Seis equipes técnicas realizaram um levantamento completo de informações in loco sobre as condições das pastagens e da bovinocultura nas áreas de cria, recria, engorda e confinamento do país. Durante a expedição ocorreram 13 encontros regionais com centenas de pecuaristas.

Os 11 estados visitados respondem por mais 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne.

– – –

1º de julho de 2015

Coletiva de Imprensa: 14h
Evento Final do Rally da Pecuária: 17h

EDIFÍCIO-SEDE

Av. Paulista, 1313 – São Paulo – SP

 

——————–

Sobre o Evento

Rally da Pecuária é a maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras.

É um levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. É conduzido por equipes técnicas que colhem informações para integrar uma completa e extensa base de dados, ampliando o conhecimento sobre o assunto no país.

A expedição foi realizada pela primeira vez em 2004 com o objetivo de visitar as regiões pecuárias, os produtores e os projetos desenvolvidos em campo. Pela dificuldade de metodologias quantitativas que possibilitassem avaliar a realidade do produtor e das pastagens brasileiras, o projeto não foi inicialmente concebido para ir com frequência ao campo.

Em 2011 a Agroconsult decidiu retomar o projeto. Desde então foram elaboradas metodologias que possibilitassem avaliar a pecuária de maneira mais objetiva e eficiente, tornando viável a execução do projeto anualmente.

Desde 2011, o Rally da Pecuária avalia a pecuária brasileira em aspectos como qualidade de pastagens e das fazendas, evolução do rebanho, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos, calibrando os índices para melhorar a base estatística brasileira.

As equipes visitam pecuaristas em estados produtores como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins, mapeando e fotografando as pastagens, levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos produtores.

Em encontros com pecuaristas, técnicos do Rally conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com o objetivo de levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Deixe um comentário

Need Help?