A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos determinou nesta terça-feira (16) que o uso de gordura trans nos alimentos não é seguro e que os produtos que possuam esse componente em sua composição sejam retirados do mercado em um prazo de três anos
Diversas provas científicas já mostraram que o consumo de gordura trans eleva o nível do chamado colesterol ruim, assinalou a entidade. Segundo o comunicado da agência, a determinação vai reduzir significativamente o uso de fósforo nos alimentos.
Desde 2006, os fabricantes foram obrigados a incluir informações de conteúdo de gordura trans nos rótulos. Entre 2003 e 2012, a FDA estima que o consumo de gordura diminuiu 78% no país e que a nova regra de rotulagem foi um dos fatores a puxar a queda.
A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos. Ela é prejudicial à saúde por elevar os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade (em inglês LDL), e diminuir o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade (em inglês HDL). Essas alterações nas taxas aumentam o risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral.
Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.