Com esta filosofia de trabalho em Holambra, São Paulo, na Estância Futurama Melhoramento Genético, Willy Groot investe em avaliações para melhorar a eficiência do gado Bonsmara. O inicio dos trabalhos na pecuária de corte se iniciaram em 2005 em conjunto com Willebrordus Groot (Guillerme) que já trabalhava na área de melhoramento genético a mais de 60 anos que se mostra exigente e critico na formação de seu rebanho PO, seguindo as metodologias que o consagraram na seleção e melhoramento no gado holandês. Atualmente investindo no bonsmara com a finalidade: econômica, funcional e genética, ampliando a eficiência do rebanho. O objetivo e gerar animais superiores e mais eficientes com o auxilio da ferramenta desenvolvida na propriedade, o Sistema Integrado de Analise (S.I.A.), o sistema tem por objetivo melhores progênies com combinações ideais para servir na pecuária brasileira: Com caracterização, conformação, musculatura, precocidade, alta libido e fertilidade, pelo curto, tamanho moderado, uniformidade, beleza racial e 100% criado a pasto.
BONSMARA, A RAÇA CONSTRUIDA PELA CIÊNCIA – ORIGEM
O Bonsmara e um animal da raça “bos taurus africanus”, resultado de 50 anos de pesquisa conduzida nas estações experimentais de Mara e Messina na província de Linpopo, para produzir uma raça de gado de corte adaptada as condições da savana subtropical da África do Sul. A progênie da cruza de vacas Africâner e touros de raças britânicas foi anotada e avaliada para parição constante, alto peso de desmama, pelagem lisa, baixa mortalidade, docilidade e eficiência funcional.
Os melhores resultados foram obtidos com 5/8 Africaner e 3/8 combinaçao shorthorn/hereford. A raça foi chamada de Bonsmara em homenagem ao professor Jan Bonsma e a instituição de pesquisa de Mara. O grau de sangue foi definido principalmente pelos fatores observados no meio de produção que os animais deveriam interagir.
– Nutrição
– Temperatura
– Luz
– Radiação
– Altitude
– Pressão barométrica
– Vento
– Doenças
– Ectoparasitas
– Endoparasitas
– Ph do solo
– Fertilidade do solo
– Chuvas e umidade
A adoção completa de padrões, baseados na eficiência funcional garante que o Bonsmara tenha adaptação, juntamente com carne de qualidade com manejo a pasto.
Classificação e Avaliação Desenvolvida na Propriedade.
A classificação de tipo é basicamente uma comparação entre cada animal examinado o rebanho fazendo assim uma seleção para o tipo ideal. A classificação amplia a finalidade da avaliação do rebanho, com novas considerações sobre as influências de manejo e ambiente. O rebanho classificado pelo uso do sistema podem fornecer maiores evidências sobre a dominância ou recessividade de certas características, específicas e seus impactos sobre a produção.
A ferramenta de avaliação otimiza o progresso genético e simplifica o processo de criação, oferecendo recomendações de acasalamento, baseando em características de produção “mensurações” e tipo de importância econômica, funcional e mérito genético obtendo animais mais produtivos.Com a ferramenta temos maior lucratividade pelo aumento de produtividade do rebanho e maior longevidade das matrizes e animais padronizados e valorizados, tendo assim mais eficiência no gerenciamento de tempo e capital investido.
GANHOS NA UTILIZAÇAO DA AVALIAÇAO COMPLETA
– Teste de performance equacionado com nível de proteína consumida P.B % para assim comparar a condições reais de alimentação do animal.
– Identifica animais com ganhos específicos em desempenho e características lineares tendo resultados concretos e duradouros que validarão futuros cruzamentos.
– Pescoço e cabeça proeminente relacionado com forte característica sexual de masculinidade “touros”
– Boa linha de lombo que deve ser reta plana e larga, indicando que as estruturas esqueléticas e muscular estão equilibradas.
– A precocidade de crescimento se acompanha pelas mensurações e características funcionais.
– Cobertura de gordura presente sem excessos, com boa camada que indica capacidade e precocidade de terminação.
– Posterior avantajado com boa profundidade muscular com perfil convexo e boa conformação de carcaça.
– Aprumos sem defeitos, cascos e articulações sem alterações possibilitando o fácil deslocamento e funcionalidade.
– Fertilidade comprovada por com seleção por perímetro escrotal que esta relacionado com boa fertilidade e precocidade sexual alta produção de sêmen de qualidade
– Órgãos sexuais íntegros em perfeitas condições funcionais e prepúcio curto eliminado riscos de lesões
– Tamanho corporal adaptado ao sistema de produção. O porte moderado e o mais adequado em sistema de produção a pasto.
– Boa profundidade torácica expressando adequada capacidade respiratória e digestiva.
– O temperamento é uma característica que gera resultado econômico, pesquisas demonstram que animais mais calmos ganham mais peso, e tem melhor conversão alimentar, além de o manejo ser mais seguro, os animais sofrem menos acidentes e produzem carne de melhor qualidade.
Estância Futurama Melhoramento genético