Preço das carnes recua no atacado neste início de mês – Cepea

Os preços das carnes começam o ano com recuo, em relação aos valores praticados no final de 2014, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), realizado no atacado da Grande São Paulo. Além de uma tradicional pressão menor nos preços das carnes nesse período, a queda deste ano é acompanhada por

Os preços das carnes começam o ano com recuo, em relação aos valores praticados no final de 2014, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), realizado no atacado da Grande São Paulo.

Além de uma tradicional pressão menor nos preços das carnes nesse período, a queda deste ano é acompanhada por um recuo maior das exportações, principalmente as de carne bovina. Os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam uma média diária exportada de 3.800 toneladas por dia útil de carne bovina neste início de mês, 21% menos do que em 2014.

Os preços do frango congelado recuaram 1% em relação aos do final do ano passado. Já a carcaça suína teve queda de 2,1% e a bovina recuou 1,5%.

Apesar dessa retração, os preços atuais ainda superam os de há um ano. O destaque fica para a carne bovina, cuja carcaça “casada” está com preço de R$ 9,11 por quilo, 18% mais do que há um ano. Esse aumento, em relação aos valores do mesmo período de 2014, ocorre devido à forte aceleração que as carnes tiveram no ano passado.

O recuo nos preços das carnes não ocorre apenas no mercado interno, mas também no externo.Os dados da Secex indicam que a tonelada de carne bovina está sendo exportada a US$ 4.631 neste mês, com queda de 2% ante dezembro.

Fonte

Deixe sua opinião!

Comentários

Por que Bonsmara?

"O aspecto mais importante da criação de gado de corte é sua adaptação a um ambiente específico."

- Prof. Jan Bonsma

Saiba mais sobre a raça Bonsmara e por que ela pode mudar a realidade de sua fazenda.

Menu Bonsmara