Pesquisador dos EUA prega confinamento, com ganho de produtividade

O pesquisador James MacDonald, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, afirmou ser possível manter com eficiência sistema de confinamento em tempo integral para cria e recria, com vacas e bezerros juntos, mesmo após a época de desmama.

Em palestra no Encontro de Pecuária Eficiente, que antecede a 9ª Conferência Internacional de Pecuaristas (Interconf), marcada para a terça-feira, 20, em Goiânia, o pesquisador disse que em confinamento é possível garantir ganho de peso e desenvolver animais de alta qualidade. Ele cita o exemplo dos Estados Unidos, onde o método utilizado é o confinamento e a atividade tem sido lucrativa. “Como grande parte dos pastos foi transformada em lavouras de milho, decidimos tirar proveito do resíduo do cereal e trouxemos para a ração no cocho”.

Ele avalia que o Brasil tem espaço para evoluir e melhorar no sistema de cria, não necessariamente seguindo o modelo americano, mas obrigatoriamente fazendo uso de tecnologias disponíveis para maior intensificação e eficiência nesta fase da produção.

Segundo ele, o confinamento nos Estados Unidos não utiliza toda a capacidade, que é de 34 milhões de cabeças. “Terminamos 25 milhões de cabeças por ano”.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe sua opinião!

Comentários

Por que Bonsmara?

"O aspecto mais importante da criação de gado de corte é sua adaptação a um ambiente específico."

- Prof. Jan Bonsma

Saiba mais sobre a raça Bonsmara e por que ela pode mudar a realidade de sua fazenda.

Menu Bonsmara