Novo estudo questiona papel de açúcar versus gordura saturadas em dietas saudáveis

A recente descoberta de documentos de que a indústria do açúcar pagou a cientistas para culpar a gordura saturada para promover a saúde do coração parece vindicar as descobertas de uma autora independente que descobriu que consumir carnes, manteiga e queijos pode não ser completamente a causa de doenças cardíacas.

img_9646

 

O relatório, divulgado nessa semana no Journal of the American Medical Association (JAMA), sugere que a indústria do açúcar manipulou informações para tirar a culpa das doenças do coração do açúcar e colocar na ingestão de gordura saturada. O The Sugar Research Foundation teria pago a três pesquisadores de Harvard que lançaram um estudo em 1967 relacionando a nutrição e a saúde cardíaca com a ingestão de gorduras saturadas em produtos de carne e lácteos ao invés de ingestão de açúcar. Esses resultados influenciaram as recomendações nutricionais de oficiais de saúde pública e até mesmo o Guia Dietético dos Estados Unidos desde que esses pesquisadores de Harvard divulgaram suas descobertas, mas não suas fontes de financiamento.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriram documentos sobre os pagamentos aos pesquisadores de Harvard. A descoberta não somente criou controvérsias pela falta de transparência no financiamento dessa pesquisa de quase 50 anos atrás, mas também, revive o argumento feito pela autora Nina Teicholz, do livro, The Big Fat Surprise: Why Butter, Meat and Cheese Belong in a Healthy Diet, publicado em 2014. Ela inicialmente descobriu independentemente que consumir mais alimentos ricos em gordura saturada parecia ajudá-la a perder peso. Suas pesquisas que estão no livro notaram que as evidências não mostram que a gordura saturada contribuiu para a saúde do coração ou o câncer e que as carnes vermelhas são os únicos alimentos que melhoram nos níveis do colesterol “bom” (HDL).

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe sua opinião!

Comentários

Menu Bonsmara